No verão, o ar condicionado é sempre muito requisitado devido ao alto calor. Mas, por mais gostoso que seja, ele também pode ser perigoso para a saúde dos seus olhos. O abuso de ar condicionado pode causar um sério problema ocular. O olho seco é uma doença crônica, caracterizada pela diminuição da produção da lágrima ou deficiência em alguns de seus componentes.
Se o equipamento não tiver uma manutenção adequada, o filtro deixa de funcionar e isso pode espalhar bactérias que infestam o ambiente, em geral. Esta carga bacteriana, associada à diminuição da umidade relativa do ar potencializam o início de alergia, olho seco e infecção ocular como conjuntivite.
No Brasil, estima-se que cerca de 18 milhões de pessoas sofrem com a doença. Ela está relacionada à exposição a determinadas condições do meio ambiente (como poluição), muito tempo em frente ao computador, idade avançada, menopausa nas mulheres, medicamentos, uso incorreto de lentes de contato, trauma (queimaduras térmica e química), doenças reumatológicas, e outras do sistema imunológico. O tratamento mais indicado pelos especialistas é o uso de "lágrimas artificiais" com a finalidade de manter o olho permanentemente umedecido. Em usuários de lentes de contato, pessoas de uma idade mais avançada e em particular mulheres em fase de pós-menopausa são mais frequentes os sintomas de secura ocular.
Preste atenção nos sintomas:
- Irritação
- Sensação de areia nos olhos
- Dificuldade para ficar em lugares com ar condicionado
- Dificuldade para ficar em frente do computador
- Olhos embaçados ao final do dia.
Dicas para prevenir
- Coloque um recipiente com água nos ambientes para aumentar a umidade relativa do ar.
- Use cremes hidratantes na pele evitando o contato com a mucosa ocular.
- Proteja os olhos com máscara, caso use ventilador ou ar condicionado no quarto.
Fonte: Minha vida
Nenhum comentário:
Postar um comentário