terça-feira, 19 de maio de 2015

Saiba como seu estilo de vida pode afetar a qualidade de sua visão

Cuidado com a saúde dos olhos vai muito além do uso de óculos solares ou visitas ao oftalmologista

Cuidar da saúde dos olhos está muito além das recomendações básicas, como utilizar óculos solares com proteção ultravioleta e visitar periodicamente um oftalmologista. A alimentação, o sono e o trabalho em frente a telas também têm papeis importantes para a visão. Os olhos são o reflexo da saúde geral da pessoa. Veja como o seu estilo de vida pode influenciar na saúde ocular.
Diabetes e hipertensão
Pessoas que sofrem de diabetes normalmente apresentam problemas na circulação da retina, o que pode ocasionar obstruções vasculares e hemorragias. A retinopatia diabética e a catarata são doenças oculares comuns em quem tem diabetes. Ambas podem resultar na perda da visão. Elas são identificadas por meio do exame de fundo de olho, realizado por oftalmologistas.
A hipertensão pode resultar em oclusões vasculares na retina — em uma comparação simples, é semelhante ao que o coração sofre em um infarto —, que provocam danos à visão.
Sono
Pessoas que dormem pouco estão mais propensas a problemas de irritação, vermelhidão e ressecamento ocular. O indicado é buscar mais qualidade do sono mas, em casos específicos, o uso de colírios lubrificantes ajuda a ameniar o desconforto.
Alimentação
Uma alimentação balanceada pode ser o início de uma boa saúde ocular. Caprichar no consumo de carotenoides — encontrados nos vegetais de cor vermelha, laranja ou amarela — é importante para o funcionamento eficiente da visão.

Apostar nos alimentos ricos nas vitaminas A (como fígado, cebola e brócolis) e C (laranja e pimentas) ajuda a prevenir a degeneração macular, doença comum em pessoas mais velhas que pode ocasionar a perda da visão. A xeroftalmia, conhecida como síndrome do olho seco, também pode ser evitada com alimentos ricos em vitamina A.

Uso de telas
O uso do computador não causa problemas sérios na visão, mas quando em ambientes com ar-condicionado pode acarretar ressecamento ocular. Para melhorar a hidratação do órgão, a dica é piscar voluntariamente com mais frequência. Quando o uso das telas é intenso, a lágrima produzida naturalmente evapora. Por isso, fechar e abrir os olhos é uma boa solução para o problema — além da utilização de colírios lubrificantes. Também é recomendável descansar o foco: pelo menos a cada duas ou três horas, olhar para o horizonte ou para objetos que estão mais distantes.

Fonte: ZH Clicbs 

Nenhum comentário:

Postar um comentário