terça-feira, 16 de agosto de 2016

A importancia da consulta de rotina

Dados divulgados no último ano pela organização Retina Brasil, apontam que cerca de 7% dos brasileiros nunca foram ao oftalmologista. A pesquisa foi realizada com o apoio da Bayer HealthCare e ouviu cinco mil pessoas em cidades de grande porte. Ainda de acordo com a pesquisa, 42% dos entrevistados não fazem visitas regulares ao oftalmologista e só procuram o médico quando percebem algum problema ocular.

Os números preocupam a sociedade médica, pois as visitas de rotina ao oftalmologista podem diagnosticar problemas oculares que demoram a apresentar sintomas, aumentando a probabilidade de sucesso no tratamento.

O Glaucoma, doença que apresenta perda de visão periférica gradativa em decorrência do aumento da pressão ocular, não é reversível, ou seja, uma vez que o paciente perde parte da visão, não é possível recuperá-la. O tratamento consiste em equilíbrio da pressão para que outras áreas de visão não sejam atingidas.

O tratamento da Degeneração Macular por sua vez, apresenta boas probabilidades de melhora. Porém, possui maior chance de sucesso quando diagnosticada com antecedência.
Além desses e outros casos mais graves, é grande o número de pessoas que possuem problemas de visão como miopia, astigmatismo ou hipermetropia e não utilizam óculos ou lentes de contato.

A recomendação médica é que crianças e adultos visitem o oftalmologista anualmente mesmo que não apresentem nenhum problema ocular. No caso das crianças, problemas de visão não diagnosticados podem causar baixo rendimento escolar e falta de interesse nos estudos.
Na consulta de rotina são realizados, além dos testes de visão, exames de pressão ocular e fundo de olho, que podem indicar a necessidade de exames mais complexos ou uso de medicação.

Existem tratamentos modernos e eficazes para a maior parte dos problemas oculares, mas é preciso estar atento quanto ao surgimento dessas doenças para que elas sejam combatidas ainda no início, aumentando a chance de melhora ou qualidade de vida dos pacientes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário