sexta-feira, 20 de março de 2015

Exposição constante a telas de computador gera sintomas de vista cansada em jovens

Oftalmologistas notam aumento na busca por assistência devido ao uso frequente de celulares, tablets e afins

Os brasileiros passam em média 29,7 horas por mês online, diante de telas de computadores. Mas este número leva em conta milhões de habitantes, muitos com pouco acesso à rede e, na outra ponta, pessoas que ficam oito horas por dia, ou até mais, mergulhadas na web. Entre estas, há internautas como Tayara Causanilhas, que chega a passar mais de 12 horas diárias com os olhos vidrados em telas luminosas de smartphones ou desktops. Há seis meses, ela começou a sentir dores de cabeça frequentes e ardência nos olhos. Depois de uma consulta no oftalmologista, veio o diagnóstico: com apenas 18 anos, a estudante estava com a vista cansada.

Tayara é exemplo de uma tendência percebida nos consultórios. Não há pesquisas científicas, mas oftalmologistas confirmam que há uma quantidade crescente de jovens procurando assistência médica devido a incômodos causados pela longa exposição a telas de celulares, tablets e afins. Em alguns casos, não se trata necessariamente de vista cansada, um mal historicamente mais comum em pessoas de meia idade.

Mas esse contato diário também faz o usuário de tecnologia perceber mais facilmente sintomas que evidenciam outros problemas de visão, como ocorreu com Guilherme Roque, de 25 anos. O analista de marketing passa cerca de dez horas por dia no trabalho diante de um computador e outras mais no Whatsapp, no celular. Depois de sentir fortes dores de cabeça, ele descobriu que tem astigmatismo. Hoje, usa óculos e toma alguns cuidados para evitar a vista cansada. Os problemas são causados principalmente pelo excesso de concentração, a luminosidade exacerbada e o fato de se piscar menos diante da tela.

O aumento no número de jovens nos consultórios reclamando de vista cansada tem aumentado. Obviamente, isso varia muito entre as pessoas. Tem gente com poder de foco maior que os outros. Não é uma realidade para todos. Os jovens deixaram de se entreter fora de casa e, agora, estão no smartphone o tempo todo, ficam mais de dez horas por dia em frente a esses aparelhos. Os pais entregam o tablet na mão da criança. Temos que fazer um uso mais moderado desses aparelhos.

Esse tipo de reclamação motivada pelo uso do computador está sendo cada vez mais frequente. Essa realidade não trará doenças, mas pode provocar sintomas no dia a dia, como desconforto ocular, dor de cabeça, ardência e dores nos olhos, em decorrência do uso excessivo do músculo ocular.

A presbiopia, ou vista cansada, é a falha no processo de acomodação do cristalino, provocando perda de visão para perto. Isso ocorre, normalmente, depois dos 40 anos, podendo chegar mais cedo para o sexo feminino.

Tayara ficou surpresa com o diagnóstico de “princípio de vista cansada”. Ela ainda não trabalha, mas passa o dia todo no smartphone, usando o Whatsapp e fazendo pesquisas escolares. Pode até parecer uma recomendação utópica para os mais assíduos do universo digital, mas oftalmologistas dizem que é preciso descansar os olhos durante 10 minutos a cada hora diante do computador, para não forçar a convergência ocular por muito tempo. Se mesmo com essas medidas simple os incômodos persistirem, um especialista deve ser consultado.


Fonte: O Globo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário