terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Acúmulo de resíduos de maquiagem nos olhos pode causar cegueira

    

Fonte da imagem: Internet


  Você retira a maquiagem quando chega a casa ou tem mania de dormir com máscara de cílios e lápis na linha d´água dos olhos? É, você provavelmente terá um grave problema se continuar com esse hábito. É que o acúmulo de maquiagens, principalmente na área dos cílios, pode entupir o canal lacrimal, provocando o lacrimejamento dos olhos e até infecções graves. Em casos mais extremos, o acúmulo de maquiagem pode provocar até a baixa visão e cegueira por conta da infecção grave causada nessa região.

O uso descuidado de lápis de olho e de delineador pode causar problemas ou pequenos traumas nos olhos por conta da forma pontiaguda do produto. Se você tem o hábito de se maquiar no carro, tome bastante cuidado. Um mínimo descuido e sua córnea poderá ser perfurada. Quando a lesão é na conjuntiva (membrana que protege o globo ocular), dói, mas não leva à cegueira. Caso a lesão seja na córnea, há risco de infecção, levando a pessoa a ter uma baixa visão e em casos extremos, a pessoa pode até ficar cega.

“Além desse cuidado com objetos pontiagudos, deve-se retirar todo o produto que é colocado na região dos olhos, como sombras, delineadores, máscaras para cílios e lápis de olho, principalmente o produto que é à prova d’água. Esses tipos de produtos ficam muito próximos da abertura do canal lacrimal”.

Por mais que tenhamos o hábito de passar o lápis na linha d’água, o oftalmologista recomenda a aplicação por volta da linha, nunca por dentro. O lápis é, inclusive, o produto que tem maior potencial de causar irritação e obstrução desse canal.
Fora isso, maquiagem compartilhada também gera um risco de contaminação. Algumas maquiagens possuem substâncias que previnem o contágio de bactérias, mas outras, muito envelhecidas, não têm esse componente.

É muito importante tomar cuidado na hora de experimentar maquiagem das amigas e cuidado redobrado ao experimentar o produto nas lojas. Se a pessoa pegar conjuntivite, o ideal é que ela jogue fora a maquiagem, pois o produto já está totalmente contaminado.


Fonte: Jornal O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário