terça-feira, 8 de setembro de 2015

Olhos de grávida: cuidados para se tomar durante a gestação

Você sabia que gestantes que usam óculos podem ter o grau de sua lente aumentado ou diminuído durante a gestação? E que não é incomum a grávida começar a enxergar manchas pretas ou sofrer com a visão embaçada? Pois é, as mesmas alterações hormonais que fazem inchar, enjoar e mudar de humor são também responsáveis por provocar condições físicas capazes de causar de um simples desconforto nos olhos até um sério comprometimento da visão da criança em formação. Por isso, é preciso atenção ao menor sinal de sintomas. Abaixo, confira alguns problemas que podem afetar a visão da grávida e como se prevenir de maneira eficiente.

Olhos secos
Coceira, vermelhidão, sensibilidade à luz, sensação de que há areia ou cisco dentro dos olhos. É possível que, ao longo da gestação, a mulher sofra com alguns desses sintomas causados por um desequilíbrio na quantidade de lágrimas ou evaporação excessiva. Os culpados? As alterações hormonais típicas da gravidez aliadas às condições externas, como exposição ao ar condicionado, vento, fumaça e poeira. O problema pode ir e vir ao longo da gestação e tende a desaparecer lentamente após o nascimento do bebê.

Até lá, você pode contar com bons aliados para suprir as necessidades de lubrificação dos olhos: os colírios hidratantes [lágrimas artificiais, feito com soro]. Só não deixe de consultar o seu oftalmologista e ginecologista antes de comprar o produto, pois existem muitos tipos no mercado, mas nem todos eles são aconselhados para grávidas. Além do colírio, você pode minimizar o problema evitando permanecer em ambientes com poeira ou vento excessivo. Se você usa lentes de contato, redobre a lubrificação dos olhos, já que elas podem acelerar o ressecamento.

Alteração de grau
Você, gestante que usa óculos, pode um dia se surpreender ao pegar um livro para ler e perceber que seu companheiro já não está mais dando conta de desembaralhar a visão. A intensa retenção de líquido e o aumento de peso, típicos da gravidez, podem alterar a espessura e o formato da córnea, deixando a visão distorcida.

Nesse caso, o ideal é procurar um oftalmologista para reportar o problema e, se necessário, ajustar as lentes para o novo grau. Do contrário, você pode sofrer com dores de cabeça e tontura. E, convenhamos, este não é o melhor momento para mais incômodo. Não se preocupe, porém, com o novo grau. A condição é geralmente transitória e sua córnea volta ao normal de sete a oito meses após o nascimento do bebê.

Machas escuras no campo visual
O problema está associado a uma condição comum na gravidez, a pré-eclâmpsia. Caracterizada pelo aumento da pressão arterial, além do inchaço no corpo, o aparecimento de manchas ou pontos pretos (chamado de escotomas) no campo de visão estão entre as consequências da doença. O quadro é um pouco mais grave, já que pode evoluir para eclâmpsia e colocar em risco mãe e bebê. Para a detecção precoce do problema, é necessário fazer, durante a gravidez, o exame de fundo de olho, ou oftalmoscopia. Por meio de um aparelho, o médico consegue avaliar as artérias, veias e nervos da retina.

Outra condição que pode favorecer o aparecimento de manchas pretas na visão é a diabetes gestacional. Nesse caso, a alteração oftalmológica está ligada ao desequilíbrio causado pelo alto nível de açúcar no sangue. Por isso, a consulta ao oftalmologista deve fazer parte da rotina de saúde das grávidas logo após a concepção.


Nenhum comentário:

Postar um comentário