quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Pessoas com problemas na vista podem ser doadores de córneas?

  A córnea é um tecido transparente, localizado na porção mais anterior do olho e que, junto ao cristalino, ajuda a focalizar as imagens na retina. Quando acometida, a córnea afeta a qualidade da imagem projetada e compromete a visão.

  Pessoas que perderam a transparência ou a integridade anatômica da córnea poderão contar com uma doação, feita exclusivamente por falecidos e sob a autorização familiar.

  O transplante dura em torno de uma hora e é considerado um procedimento ambulatorial, no qual o paciente normalmente recebe alta hospitalar no mesmo dia. A recuperação da visão é progressiva e individual, sendo necessário, na grande maioria dos casos, o uso de recursos ópticos auxiliares, como óculos e lentes de contato para adequada reabilitação visual.

   Para ser doador, é necessário que o interessado comunique previamente esse desejo à família, conforme determinação da Lei de Transplantes. Podem doar todos que conservem córneas sadias, com idade entre 3 anos e 80 anos e que tiveram morte encefálica ou por parada cardíaca.

   Pessoas com miopia, hipermetropia, astigmatismo, catarata, glaucoma ou mesmo totalmente cegas, mas com córneas saudáveis, podem ser doadores. Pacientes que enfrentaram algum tipo de câncer (com exceção de leucemia, linfoma ou câncer no olho) também são potenciais doadores.

   Obedecendo a Lei de Transplantes, a distribuição das córneas respeita a ordem da Lista Única de Receptores, controlada com rigor pela Central de Transplantes e Secretaria de Saúde de cada estado. Assim, não caberá a família do doador o poder de decisão sobre quem será o respectivo receptor.


   A Central de Transplantes é a organização responsável pelo recebimento da notificação de doação, captação e distribuição de córneas, entre outros órgãos e tecidos. O transplante só pode ser realizado pelos estabelecimentos de saúde previamente autorizados pelo Gestor Nacional do Ministério da Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário