sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Tudo o que você precisa saber sobre Daltonismo

   O daltonismo é um tipo de deficiência visual em que o indivíduo não é capaz de reconhecer e diferenciar algumas cores específicas.


   O transtorno ocorre em razão de um distúrbio genético ligado ao cromossomo X. O daltonismo acontece quando há um problema com os pigmentos de determinadas cores em células nervosas do olho, chamadas de cones, localizadas na retina. Mesmo que apenas um pigmento esteja faltando, uma pessoa pode apresentar problemas para reconhecer e identificar diversas cores, tonalidades ou brilho.

   O daltonismo é uma doença recessiva e está diretamente relacionada ao cromossomo X. O sexo masculino é determinado pelos cromossomos X e Y e o feminino por dois cromossomos X, que são herdados dos pais. A mãe sempre fornecerá um cromossomo X e o pai poderá fornecer o X ou Y ao bebê. Por ser uma doença recessiva, o daltonismo só irá se manifestar em pessoas que tiverem uma alteração em todos os cromossomos X presentes no corpo. Ou seja: a mulher precisa herdar o cromossomo alterado tanto do pai quanto da mãe, enquanto que o homem só precisa herdar o X alterado da mãe, uma vez que estará recebendo o cromossomo Y do pai.

   Há três tipos principais de daltonismo:

- Protanopia - É o mais comum de todos e é caracterizado, principalmente, pela diminuição ou ausência total do pigmento vermelho. Ao invés dessa cor, o portador do distúrbio pode enxergar tons de marrom, verde ou cinza. Em geral, essa percepção varia de acordo com a quantidade de pigmentos que o objeto possui. Para  esse tipo de daltônico, o verde tende a parecer semelhante ao vermelho.

- Deuteranopia – Neste caso, a pessoa não é capaz de distinguir a cor verde e, assim como na protanopia, os tons vistos geralmente são puxados para o marrom. Assim, quando  esse tipo de daltônico observa uma árvore, ele enxerga tudo numa mesma cor e uma sutil diferença de tonalidade entre tronco e folhas.

- Tritanopia - É o tipo mais raro de daltonismo e interfere na distinção e reconhecimento das cores azul e amarelo. Uma pessoa com  esse tipo de visão não perde totalmente a noção do azul, mas o enxerga em tonalidades diferentes. Já o amarelo será visto como um rosa-claro. Pessoas com tritanopia não enxergam a cor laranja.

   Embora seja um problema predominantemente genético, há outros fatores que podem levar ao desenvolvimento do daltonismo, tais como:

- Doenças como diabetes, Alzheimer, Parkinson, leucemia, anemia falciforme, glaucoma e degeneração macular;

- Medicamentos indicados para o tratamento de hipertensão arterial e alguns distúrbios psicológicos;

- Exposição a determinados produtos químicos, como sulfureto de carbono e alguns fertilizantes.    Além disso, a capacidade de enxergar, distinguir e reconhecer cores pode se deteriorar lentamente como parte natural do processo de envelhecimento.

Sintomas e Recomendações:
   Os sintomas costumam variar de acordo com a intensidade e o tipo do distúrbio, mas entre os mais comuns estão:
- Dificuldade para identificar cores, suas diferentes tonalidades e brilhos de maneira normal;

- Incapacidade de distinguir a diferença entre as tonalidades de cores iguais ou semelhantes.

   Muitas vezes, os sintomas podem ser tão leves que algumas pessoas podem não perceber que são daltônicas. De toda maneira, é muito comum que os pais notem sinais de daltonismo quando a criança está aprendendo a diferenciar as cores.

   Além de oftalmologistas, o diagnóstico do daltonismo pode ser feito pelo pediatra, clínico geral ou neurologista.


   Embora não tenha cura, a disfunção pode ser tratada e ter suas consequências minimizadas por lentes de contato ou óculos especiais que auxiliam na distinção de cores muito semelhantes. Além disso, diminuir a incidência de luminosidade dos ambientes pode ajudar nesse reconhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário