terça-feira, 4 de agosto de 2015

CERATOCONE: um problema de visão que pode estar camuflado

Quatro em cada dez pessoas usam óculos. De acordo com dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, cerca de 124 milhões de pessoas no mundo possuem algum tipo de problema de visão. Isso sem contar as que ainda não foram diagnosticadas. Existem doenças comuns, como a miopia, principal causa do uso dos óculos, e outras doenças mais sérias e menos frequentes que podem levar até a cegueira, dependendo do estágio da doença.
Entre os fatores que podem desenvolver doenças oculares estão a fadiga, o envelhecimento e até a exposição ao sol.
Muitos problemas oculares são decorrentes de outros. O ceratocone é um deles. Trata-se de uma doença degenerativa caracterizada pelo aumento da curvatura da córnea, afinamento da região, deixando sua forma como a de um cone e, em casos mais avançados, aparecimento de cicatrizes.  Geralmente o seu aparecimento é consequência do alto grau de miopia e/ou do astigmatismo.
A doença é hereditária e, por ser progressiva, dificulta a visualização e a qualidade da imagem que chega à retina. Normalmente ela é descoberta na puberdade, mas pode ficar estável por muitos anos, até que seja feito o diagnóstico.
No início da doença, um paciente com ceratocone pode sentir desconforto para ler e focar objetos, dor de cabeça e sensibilidade à luz (fotofobia). Por isso, muitas vezes ela é descoberta por acaso, já que a pessoa procura o médico apenas para melhorar a acuidade visual. Quando a doença já atingiu um determinado estágio, ela exige o uso de lentes de contato específicas para corrigir o problema. Lentes que devem ser trocadas, constantemente, devido a rapidez com que o ceratocone se desenvolve.

Tratamento

O principal tratamento para a doença, até pouco tempo, era o transplante de córnea. Hoje, os novos tratamentos evitam mais de 80% desses procedimentos. Tecnologias como o Anel de Ferrara, o Crosslinking e novas lentes de contato são as principais novidades. O Anel de Ferrara é uma técnica ortopédica capaz de corrigir o problema com o fortalecimento da córnea. Ele ainda ajuda na diminuição do grau da miopia e do astigmatismo, melhorando a visão em geral. O Crosslinking proporciona o fortalecimento da córnea, estabilizando a ectasia (afinamento da córnea). O procedimento é bastante eficaz e permite ainda que seja realizada a cirurgia de laser para manter a estabilidade da córnea, restaurando sua forma esférica.  Já as lentes de contato são as mais indicadas. Os pacientes com ceratocone não conseguem uma boa percepção com os óculos e, nesse caso, são as lentes de contato que proporcionam uma visão mais nítida.
Com o avanço das tecnologias e descobertas de novos tratamentos é possível levar uma vida mais saudável e com menos riscos. É muito importante visitar o oftalmologista regularmente para acompanhar a saúde ocular e detectar doenças precocemente. 

Dr. Paulo Polisuk – Médico Oftalmologista, diretor do Instituto Provisão Especialista em córnea, cirurgia refrativa, catarata e lentes de contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário