terça-feira, 27 de outubro de 2015

Hábitos que prejudicam nossa visão


A visão é, sem dúvidas, um dos sentidos mais utilizados no cotidiano dos indivíduos e que, consequentemente, acaba sendo mais vulnerável a problemas.
Quando se faz um exercício exagerado, a musculatura do corpo fica cansada. Com os olhos acontece da mesma maneira: ficar, por exemplo, dez horas em frente à tela do computador e forçar a vista para enxergar no escuro ou em movimento provocam a fadiga dos olhos. Preservar hábitos saudáveis como alimentação balanceada, higiene e exames preventivos auxiliam no bem estar da vista.
Para garantir uma vida mais tranquila e olhos mais relaxados é necessário que se evitem hábitos corriqueiros que podem parecer banais, mas que no futuro podem prejudicar sua visão sem precedentes.

Usar óculos sem controle de qualidade
Os óculos vendidos em óticas costumam passar por um controle de qualidade que busca garantir a saúde da visão dos clientes. Usar óculos vendidos em farmácia, camelôs ou lojas não especializadas aumenta os riscos de erros na fabricação das lentes e das armações. Na maior parte das vezes eles não recebem a proteção contra raios ultravioleta que existem normalmente nas lentes escuras e claras de boa qualidade.

Não corrigir o grau dos óculos com frequência
Usar lentes que não corrijam o grau de dificuldade de visão corretamente prejudica a precisão da visão, provoca transtornos sociais e piora a visão a longo prazo.  A dica é que seja verificado pelo menos uma vez ao ano o grau dessas lentes, para que garanta a correção ideal do distúrbio da visão.

Ler em ambientes escuros
Para se enxergar um objeto é preciso existir uma fonte de luz. Quanto menos luz, menos nítida fica a visão. Como para conseguir ler é preciso ter nitidez das letras, fazê-lo em ambientes com pouca iluminação força a concentração e “cansa” o sistema de foco dos olhos.

Ler em movimento
Estar em movimento altera a orientação espacial do labirinto, que é o órgão responsável pelo equilíbrio. Por isso, pessoas que leem no trânsito podem sentir tontura e enjoo. Atenção! Dizer que este tipo de hábito provoca o deslocamento da retina é mito!

Tomar banho com lentes de contato
Impurezas e bactérias da água podem contaminar as lentes e ficar armazenadas nos olhos, o que pode provocar irritações e inflamações.

Não tirar as lentes de contato para dormir
As lentes aumentam as chances de acúmulo de bactérias que podem proliferar mais no período noturno. Apesar de algumas lentes serem anunciadas como de uso contínuo, o hábito de não retirá-las para limpeza ou descanso na córnea provoca irritações ou outros problemas mais graves.

Usar colírios sem prescrição médica
Os colírios feitos apenas para limpeza dos olhos são menos perigosos. Porém, alguns deles possuem substâncias que podem aumentar a pressão ocular e diminuir a proteção bacteriana dos olhos, facilitando o aparecimento de  conjuntivite.

Mexer nos olhos sem lavar as mãos
Passar a mão na região dos olhos em situações corriqueiras, logo após manusear dinheiro, tocar em corrimãos ou no ônibus provoca um aumento da flora bacteriana presente nos olhos e pode desencadear processos inflamatórios como a conjuntivite.

Não retirar a maquiagem da maneira correta
A prática de dormir com maquiagem é ruim para a pele e pode prejudicar a saúde dos olhos. Os produtos podem se acumular na extremidade das pálpebras, obstruindo os orifícios de liberação das lágrimas. Este problema provoca o ressecamento dos olhos e facilita a formação do terçol.

Assistir TV de muito perto
Nenhum estudo científico conseguiu comprovar que este hábito prejudique a saúde dos olhos, mas ficar muito tempo muito perto da TV provoca o cansaço da vista.


Fonte: O Globo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário