segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Visão saudável na melhor idade


A partir dos 40 anos de idade, há maior probabilidade da ocorrência de problemas visuais, o que aumenta ainda mais a partir dos 60 anos. A maior atenção ao idoso é decorrente de comumente apresentar hipertensão arterial e diabetes mellitus, que podem levar a alterações oculares importantes.
A retinopatia diabética pode levar à cegueira, por isso a necessidade de avaliação médica frequente, tanto para o controle de nível de açúcar no sangue, quanto para a avaliação oftalmológica. O Glaucoma, caracterizado pela pressão aumentada dentro do olho, é outra condição importante que pode levar o paciente à cegueira e que deve ser tratada diariamente com colírio e receber avaliações para a medição da pressão intraocular.

No idoso, normalmente aparece a catarata, que é uma condição passível de correção cirúrgica, com restabelecimento da visão, caso seja realizada em tempo adequado. A degeneração macular pode ocorrer em torno dos 80 anos de idade, representando degeneração da área mais central e mais vital da retina, levando a importante perda visual. Além disso, os erros de refração são comuns, como miopia (dificuldade para enxergar de longe) e hipermetropia (dificuldade para enxergar de perto).

Todo paciente mais velho deve procurar avaliações oftalmológicas com certa frequência, principalmente aqueles que apresentam hipertensão arterial, diabetes mellitus, histórico de glaucoma na família. Também aqueles que passam a apresentar déficit visual que não tinham ou piora do quadro em acompanhamento. O controle oftalmológico é essencial para se preservar a saúde visual e se evitar outros problemas, como aqueles oriundos de quedas favorecidas por distúrbios visuais.

Além de consultar um oftalmologista de forma regrada, revise sempre que puder as lentes dos seus óculos. Mantenha também os níveis de pressão arterial e de glicose no sangue, cuide da sua saúde e qualquer alteração que notar, avise à família.

 Fonte: Site Médico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário