domingo, 8 de novembro de 2015

Cuidado com as lentes


Leva apenas um segundo – uma marca de dedo que aparece de repente em sua lente, fragmentos e poeira que dificultam sua visão ou umidade que cria uma película que embaça seus óculos. E agora? Muitos de nós pegamos o que estiver por perto – um lenço de papel, sua gravata ou até mesmo a manga da blusa. Na verdade, nada disso é bom para suas lentes.

Muitos usuários de óculos não têm consciência do fato de que uma limpeza inadequada pode prejudicar seus óculos. Pegue os lenços, por exemplo: se você usar um para limpar suas lentes, eles pegam os fragmentos das lentes e vão raspando conforme você as esfrega. Com o tempo, esses pequenos arranhões vão gastando o vidro até causar arranhões visíveis.

Diante disso, a melhor opção para limpar suas lentes deve ser um pano de microfibra. Ele remove oleosidade e umidade sem arranhar suas lentes ou deixar marcas. Para a limpeza regular de seus óculos, primeiro molhe-os em água corrente para remover o pó e fragmentos. Em seguida, coloque um pouco de detergente de pH neutro na água e, depois, seque levemente as lentes com um pano de microfibra (nunca esfregue com força).

Recomendação de limpeza: Lave os panos de microfibra em temperatura abaixo de 40º  e não coloque amaciante, pois ele pode deixar riscos na próxima vez que você limpar seus óculos!

Os tratamentos antirreflexo com efeitos hidrofóbicos produzem resultados similares que dificultam que a poeira e umidade grudem em suas lentes. Eles não só diminuem significativamente a quantidade necessária de limpezas; mas o Teflon também proporciona uma vida útil mais longa para seus óculos.

O fato é que, depois que arranhões se instalaram, é impossível removê-los de lentes de plástico e de vidro. A prevenção é o melhor. Se seus óculos ficarem arranhados, você deverá trocá-los rapidamente. Apesar de a maioria das pessoas acharem que é apenas um defeito estético, a luz é realmente espalhada pelos sulcos micro finos dos arranhões, podendo irritar seus olhos.

Lembre-se: Seus óculos precisam de sua própria casa. Uma caixa dura é o melhor lugar para seus óculos quando você não os está usando. Se você tiver de tirá-los e não estiver com a caixa em mãos, certifique-se de depositá-los em um lugar seguro com as lentes sempre para cima.


Fonte: Vision Care.

Nenhum comentário:

Postar um comentário