terça-feira, 29 de março de 2016

CUIDADOS COM A VISÃO pt.02

Objetos cortantes e de ponta devem ser mantidos afastados de criança. Em sítios e fazendas, cuidado com animais que podem bicar.
Cuidado com produtos químicos: álcool, detergente, soda cáustica ou água sanitária são muito perigosos. Se atingirem os olhos, lave-os durante 20a 30 minutos com soro fisiológico ou água limpa e, depois disso, procure o médico com urgência. Casos como este são emergências.
Pais ou pessoas que fumem devem redobrar os cuidados com criança por perto. Não segure ao mesmo tempo crianças e cigarros e não fume com criança por perto. A fumaça, as queimaduras (principalmente nos olhos) e as irritações causadas pelo cigarro podem ser evitadas dessa forma. 
No carro, leve as crianças sempre no banco de trás, de cinto de segurança. No colo, é um convite a acidentes.
Deve-se ter muito cuidado com colírios. Nunca se deve usar um colírio sem receita médica. Os olhos são órgãos extremamente sensíveis e um colírio errado pode trazer sérios problemas e levar até mesmo a cegueira. Veja como fazer para usar um colírio:
1.       LAVE AS MÃOS.
2.       LEVANTE A CABEÇA E PUXE A PÁLPEBRA PARA BAIXO PARA QUE O COLÍRIO CAIA DENTRO DO OLHO.
3.       PINGUE SÓ UMA GOTA EM CADA OLHO.
4.       MATENHA OS OLHOS FECHADO POR DOIS MINUTOS.
5.       NÃO ESFREGUE OS OLHOS DEPOIS DE PINGAR O COLÍRIO
Obs.: O uso excessivo de colírios pode causar sérios problemas. Siga sempre a orientação do médico.
Em algumas profissões ou em certos casos, é necessário o uso de óculos de proteção. Mais do que uma obrigação, isso é um direito do trabalhador: trabalhar com segurança. Quem trabalha com solda, vapores tóxicos, produtos voláteis, objetos cortantes, poeira, etc, deve estar sempre protegido. Além de ser lei, esta proteção existe para ajudar quem trabalha a não perder a visão por motivos simples e que podem ser evitados. Os acidentes de trabalho já causaram a perda de mais olhos de que pernas, braços e dedos.






Nenhum comentário:

Postar um comentário