terça-feira, 1 de março de 2016

O que é Hipermetropia e quais são os tipos de lentes para correção

Na hipermetropia, teoricamente, a imagem de um objeto distante é focada atrás da retina, seja porque a córnea é muito plana ou porque o eixo do globo ocular é muito curto. Tanto os objetos próximos como distantes são percebidos como imagens borradas.
Na miopia, o globo ocular é muito alongado em relação ao poder de refração do sistema ótico e os raios originados de um objeto convergem a um plano anterior à retina.
Para correção de problemas relacionados à miopia podem ser empregadas técnicas cirúrgicas ou correção através de lentes (óculos ou lentes de contato).
Como um bom técnico em óptica, aqui neste post abordarei somente as questões referentes aos óculos, ok? Para corrigir esse problema utilizamos LENTES POSITIVAS.
Resta então a pergunta: Porque utilizamos lentes positivas para corrigir a hipermetropia?



No olho ilustrado acima, notamos que os raios de luz que vêm da frente do olho, penetram no olho, sofrem refração  e se cruzam “depois” da retina; esse é o ponto onde se forma o foco da imagem que esse olho observa.
Para corrigir a deficiência desse olho e a pessoa possa ter uma visão normal, precisamos deslocar o ponto onde se forma o foco “levando-o” até a retina: Precisamos de uma lente capaz de interagir com o sistema óptico natural do olho e por interferência movimentar o ponto focal. Parece simples, certo? Vamos ver as opções das lentes que conhecemos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário