domingo, 22 de fevereiro de 2015

Transplante de Córnea: como é feito?

O transplante de córnea é uma cirurgia que consiste em substituir a córnea doente (ou uma porção da mesma) de um paciente por uma córnea saudável, a fim de melhorar a visão (finalidade óptica) ou corrigir perfurações oculares (transplante tectônico).

Diversas doenças podem ser tratadas com o transplante de córnea, entre elas podemos mencionar o Ceratocone; Degeneração marginal pelúcida; Ceratoglobo; Distrofias corneanas; Ceratopatia bolhosa; Córnea guttata e distrofia de Fuchs; Infecções corneanas graves; Leucomas; Perfurações oculares; dentre outras.

Existem diversos tipos de transplantes de córnea, cada qual apresentando vantagens e desvantagens específicas. Inicialmente, podemos dividir os transplantes em dois tipos: Transplantes penetrantes e lamelares.

Os transplantes penetrantes são aqueles que substituem toda a espessura da córnea, enquanto os transplantes lamelares substituem apenas uma fatia da córnea. Assim, dependendo de cada caso, o médico poderá optar por um tipo ou outro de transplante.

No transplante de córnea é preciso “dar pontos”?

Isto vai depender do tipo de transplante realizado. Os transplantes penetrantes costumam ser feitos com suturas, o que é popularmente conhecido como “dar pontos”. Já os transplantes lamelares podem ser feitos sem a necessidade de pontos, dependendo da técnica cirúrgica utilizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário