quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Ergoftalmologia – a boa relação entre a visão e o trabalho

As condições do ambiente de trabalho, a umidade relativa do ar, a ventilação, a temperatura e a iluminação podem afetar diretamente a qualidade de vida dos trabalhadores. No espaço doméstico não é diferente. Pessoas podem ser afetadas pelas condições irregulares, chamadas de “microclima ambiental”, além das tarefas que exigem atenção ficarem prejudicadas. Algumas providências podem ser tomadas relativas aos cuidados com os olhos e com a postura corporal, principalmente durante o uso de computadores, leituras prolongadas ou tarefas repetitivas nos diferentes locais.

Quando se prende a atenção a algum objeto, como televisão, computador ou leitura, é normal haver a diminuição do número de piscadas, o que determina uma evaporação maior da lágrima com o conseqüente ressecamento da superfície ocular. Sintomas oculares, como ardência, lacrimejamento, visão borrada, dor ocular e sensação de fadiga podem ocorrer.

Cuidados para não afetar a visão
O uso do ar-condicionado, por exemplo, determina a diminuição da umidade relativa do ar, deixando seco e aumentando a evaporação da lágrima, pois apresenta a diminuição do número de piscadas.

Outro fator que pode interferir na visão são as condições de iluminação em relação ao uso do computador. A iluminação ambiental deve ser homogênea e controlada, ou seja, o local deve estar iluminado por igual, sem interferir no campo visual do trabalhador.
A postura é outro fator que pode atrapalhar a visão. A cabeça deve seguir o alinhamento da coluna vertebral, que deverá estar reta e encostada na cadeira. Quando a posição corporal se repete de forma inadequada, é possível perceber alguns sintomas, como: tensão no pescoço, dores nos ombros, coluna, pernas, braços, mãos e punhos. A angulação do olhar é outro ponto de atenção. O olhar do usuário de computador deve estar ligeiramente voltado para baixo, entre 15 e 25 graus. Assim a pálpebra protegerá boa parte da superfície ocular, diminuindo sua exposição e melhorando a lubrificação dos olhos. A má postura ocular pode causar lacrimejamento, fotofobia, olhos vermelhos, olheiras, dores de cabeça e irritabilidade.  


Dicas para a ergoftalmologia
- Cuidado com o uso de notebooks para evitar problemas posturais.
- Evite utilizar notebooks no colo ou na cama.
- A cada hora de trabalho no computador, faça uma pausa por cinco minutos para descansar. Estique as pernas e faça alongamentos dos braços, pescoço e tronco.
- Durante a pausa de cinco minutos, dirija seu olhar para um local distante, como uma janela. Assim a musculatura ocular trabalhará, evitando a fadiga.
- Faça manutenção periódica de computadores e equipamentos.
- Faça um check-up ocular anual.   

MITO X VERDADE
Mito: as telas de LCD emitem radiação danificando os olhos?
As radiações emitidas não ultrapassam 5 cm da tela, o que não determina risco aos olhos. 
Verdade: ter um copo de água em cima da mesa de trabalho ajuda a prevenir o ressecamento dos olhos? Verdade.
O copo de água ajuda a umedecer o ar que está a sua volta.


Fonte: Revista Focus Brasil  

Nenhum comentário:

Postar um comentário