sábado, 21 de fevereiro de 2015

Você sabe o que é ceratocone?

O ceratocone é uma doença degenerativa do olho na qual a córnea torna-se mais fina e tem seu formato modificado, assumindo um aspecto cônico, em lugar da forma esférica normal, causando distorção das imagens percebidas. Pessoas no mundo todo são afetadas, embora as estatísticas sejam muito imprecisas, indo desde 1/1.000 até 1/20.000 casos. O que parece certo é que há diferenças de prevalência entre os vários grupos étnicos.
Causas e sitomas
Não se conhece exatamente as causas da doença, mas sabe-se que ela é hereditária. Pacientes que coçam insistentemente os olhos em virtude de alergia també apresentam maiores chances de desenvolver o ceratocone no período da adolescência.
O primeiro sintoma de um paciente com ceratoce costuma ser uma ligeira visão desfocada que muitas vezes é confundida com qualquer outro problema refrativo do olho. Percebe-se mais esse efeito quando há um alto contraste no campo visual como, por exemplo, um ponto luminoso em um ambiente escuro. Em uma fase inicial, o ceratocone pode se confundir com um astigmatismo irregular. Em muitos casos, à medida que a doença progride, a visão se deteriora rapidamente; a acuidade visual torna-se muito prejudicada e a visão noturna fica muito fraca. Geralmente a doença afeta os dois olhos, mas há casos em que as pessoas apresentam visão significativamente pior em um dos olhos. Pode haver também o surgimento defotofobia (sensibilidade à luz), astenopia (fadiga visual) e aumento progressivo dos graus de miopia e astigmatismo. No entanto, essa afecção normalmente não causa dor.
Diagnóstico e Tratamento
Inicialmente, o diagnóstico do ceratocone se baseia nos sintomas e no exame clínico da córnea. O diagnóstico definitivo é feito através de instrumentos apropriados que realizam exames objetivos como a topografia corneana e a paquimetria ultrassônica.
Geralmente, a primeira tentativa de tratamento é com a correção da miopia e do astigmatismo. À medida que a doença evolui, a visão pode ir sendo corrigida por meio de lentes de contato, as quais levam a um maior aplanamento da córnea. Caso essas medidas não resolvam ou não sejam viáveis, pode-se fazer um transplante de córnea, mas esses casos representam menos de 5% do total. Contudo, mesmo após isso, se for o caso, o uso de lentes de contato não pode ser descartado.
O ceratocone em geral é diagnosticado na adolescência, mas apresenta sua maior gravidade na segunda e terceira décadas de vida. Sua evolução quase sempre é progressiva, com aumento do astigmatismo e leva entre 10 e 20 anos para evoluir, mas nunca leva à cegueira.

Fonte: ABC.Med

Nenhum comentário:

Postar um comentário