terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Uso incorreto das lentes de contato pode provocar problemas de visão

Lentes vencidas ou mal higienizadas podem causar alterações nos olhos.

O olho é a parte exposta mais frágil do corpo e, por isso, deve ser protegido. Por isso é importante saber prevenir problemas e saber o jeito certo de cuidar das lentes de contato.

Há quem use lente por necessidade ou estética, mas seja como for, é preciso tomar cuidado já que ela é um corpo estranho nos olhos. Se não for usada do jeito certo, a lente pode causar infecções e até mesmo doenças graves na visão. Uma das principais dicas é lavar as mãos antes de manuseá-las e, na hora de tirar, é só afastar as pálpebras e remover. Depois de removida, é preciso higienizá-la com uma solução específica e colocá-la de volta no estojo.

 

Vale ressaltar que as lentes têm prazo de validade e não respeitar esse prazo pode ser perigoso - algumas duram apenas um dia, outras possuem duração de quinze dias e existem ainda aquelas que duram um mês, mas essas não podem ficar direto no olho e precisam ser retiradas e limpas. Com o tempo, substâncias se depositam nas lentes e prejudicam seu funcionamento, podendo deixar a visão distorcida e causar infecções

 

Se usadas da maneira errada, as lentes podem ainda inflamar os olhos e levar a alterações oculares como a conjuntivite. Muita gente costuma ainda dormir com as lentes e existem produtos específicos para o sono e, por isso, é bom perguntar para o médico antes de passar a noite com as lentes.

 

A limpeza da lente também é importante, mas não vale usar qualquer produto. É preciso uma solução multiuso para evitar a presença de bactérias. Todas as outras alternativas não são eficientes e podem aumentar inclusive o risco de problemas na visão por causa do acúmulo de microorganismos.

 


Para as mulheres, a dica é colocar as lentes antes de passar a maquiagem e na hora de tirar a maquiagem, é preciso tira-las primeiro. Em relação à maquiagem, não é recomendado dividir produtos como pincéis de olho, rímel, lápis de olho, já que isso pode aumentar o risco de transmissão de conjuntivite.

Fonte: G1 | Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário