segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Conheça os sintomas mais comuns do olho seco

O Olho Seco é uma doença caracterizada por uma deficiência na quantidade e/ou qualidade de lágrimas, provocando o ressecamento da superfície ocular. Os sintomas mais comuns são a sensação de corpo estranho (popular areia nos olhos), vermelhidão (hiperemia), ardência, sensibilidade à luz (fotofobia) e uma sensação constante de ressecamento nos olhos e consequentemente distorções visuais leves. Estes sintomas variam em intensidade, de acordo com o nível de Olho Seco, o qual é classificado como Grau: Olho Seco Leve, grau 2: Olho Seco Moderado ou grau 3: Olho Seco Severo

O que provoca o Olho Seco?
Vários fatores podem desencadear o Olho Seco e dentre eles:
- Processos inflamatórios como conjuntivites e blefarites (inflamação das pálpebras);
- Uso constante de lentes de contato;
- Piscar pouco (atividades que requerem atenção por longos períodos, como por exemplo, uso de computador);
-Doenças reumatológicas como artrite, Síndrome de Sjogren, Lupus eritematoso sistêmico, entre outras;
- Doenças neurológicas (paralisia facial, a qual gera um piscar incompleto);
- Efeito colateral de medicações (anti-histamínicos, beta-bloqueadores, anestésicos gerais e etc).

Tratamento
O tratamento do Olho Seco é feito com o uso de lágrimas artificiais, cuja ação é restabelecer a lubrificação necessária possibilitando o conforto ao piscar e eliminando assim os indesejados sintomas já citados.
A lágrima artificial ideal deve ser confortável na sua aplicação e não apresentar efeitos colaterais, como o embaçamento ou distorção visual. Além disso, deve possuir um conservante, (substância utilizada para manter o colírio no frasco de modo estéril, ou seja, sem contaminação), que não seja tóxico para a superfície do olho e que tenha uma composição química semelhante ao da lágrima natural.
Os efeitos adversos estão diretamente associados aos conservantes. Quando o uso do colírio é crônico (contínuo), dependendo do conservante, este pode ter um efeito cumulativo nos olhos, podendo lesar a superfície da córnea, que é extremamente sensível, gerando certo desconforto ao usuário. Desse modo, o conservante ideal é aquele que atua apenas na proteção do produto, prevenindo contaminações, mas quando aplicado nos olhos não cause qualquer efeito tóxico.
Lentes de contato e lágrimas artificiais
Usuários de lentes de contato também podem utilizar as lágrimas artificiais, desde que o conservante permaneça o menor tempo possível na superfície ocular, pois as lentes de contato aumentam o tempo de retenção do mesmo, podendo levar a um desconforto alem de diminuir o tempo de vida media (duração) das lentes de contato.
Fonte: Minha Vida


Nenhum comentário:

Postar um comentário