sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Cuidados com os olhos no verão

Evitar coçar e ter um colírio lubrificante à disposição é essencial para manter a saúde ocular em dia
A estação mais esperada do ano por quem gosta de calor, praia e piscina também tem seus problemas. É nesta época que costumam acontecer epidemias de conjuntivite, já que as altas temperaturas favorecem a multiplicação dos microorganismos responsáveis pela doença. O período também fica marcado pelos olhos vermelhos e irritados de quem entra no mar ou na piscina. Para completar, muita gente ainda sofre com a claridade e muitas vezes ficam em dúvida sobre como proceder. Felizmente, esses e outros desconfortos podem ser evitados com cuidados simples. Confira quais são eles e aproveite o verão sem deixar a saúde de lado.

Piscina

Embora pareçam limpas, piscinas costumam ser usadas por diversas pessoas e ainda são alvo de inúmeros produtos químicos. Por isso é recomendo o uso de colírios lubrificantes ao sair da água. Algumas pessoas são tolerantes a esses agentes e não apresentam qualquer desconforto mesmo mergulhando de olhos abertos, mas isso não é regra. É preciso também que as lentes de contato sejam retiradas antes de entrar na piscina para evitar sua contaminação.

Sol forte

Na falta de óculos de sol, invista em bonés ou permaneça na sombra para evitar o desconforto ocular. Contrair os olhos também é um método de proteção natural do corpo, já que a ação é reflexa e involuntária. Isso reduz a entrada de luz nos olhos, promovendo mais conforto para quem está exposto ao sol.

Óculos escuros

Óculos escuros sem filtro de raios ultravioletas podem prejudicar os olhos, por isso, não invista em produtos de procedência duvidosa. O conforto proporcionado pela redução da luminosidade faz com que nossos olhos fiquem mais vulneráveis, caso não haja proteção adequada. Por isso, na dúvida prefira bonés, uma sombra ou mesmo evitar a exposição direta.

Cisco

Por mais tentada que a pessoa fique, ela deve evitar coçar os olhos quando sentir um cisco, pois há risco de lesões na superfície ocular. O que fazer? Usar um colírio lubrificante e, caso o problema não seja resolvido, dirigir-se a um pronto-socorro para que o médico remova o cisco com material esterilizado que não expõe o paciente ao risco de infecções. Após a retirada do cisco, é comum a realização de um curativo ocular oclusivo que favorece a cicatrização da lesão por 24 horas.

Suor

Até mesmo nosso próprio suor pode gerar irritações oculares. As sobrancelhas impedem que a água escorra, mas com o aumento da transpiração, decorrente da prática de exercícios, por exemplo, isso se torna inevitável. Para evitar o problema, vale apostar em faixas, como a que os jogadores de tênis usam, ou contar com uma toalhinha para evitar que o suor escorra.
Fonte: Minha Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário