quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Teste do olhinho

O teste do olhinho é um exame oftalmológico que serve para diagnosticar precocemente doenças oculares, como catarata congênita, tumor, glaucoma ou estrabismo, aumentando as chances de cura em bebês e crianças.

Segundo o Ministério da Saúde, o teste do olhinho deve ser feito na primeira semana de vida do recém-nascido, antes da alta da maternidade, mas pode ser feito até o primeiro mês em clínicas privadas.
O teste do olhinho não dói e é rápido, sendo realizado pelo pediatra que utiliza um aparelho, que é colocado a uma distância de, aproximadamente, 30 centímetros, e que projeta uma luz, permitindo observar o fundo do olho.
Se o pediatra encontrar alguma alteração no olho do bebê, é importante repetir o exame todos os meses, até os 6 meses de idade, avaliando a necessidade de iniciar o tratamento. O exame não é obrigatório em todo o país e, por isso, muitos hospitais não o realizam, cabendo aos pais esta tarefa.
Segundo números da Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica, 50% dos casos de doenças oculares graves são descobertas quando os recém-nascidos já perderam parte da visão ou ficaram completamente cegos. A importância do teste do olhinho fica reforçada quando se considera a necessidade de se diagnosticar problemas oculares graves com antecedência.
Em caso de dúvidas a respeito da saúde ocular das crianças, entre em contato com um oftalmologista.

Fonte: Tua Saúde  

Nenhum comentário:

Postar um comentário