sexta-feira, 3 de julho de 2015

Síndrome dos Olhos Secos: conheça os sintomas e tratamentos

 Mesmo se m predisposição, cerca de 40% da população brasileira acima dos 60 anos de idade pode desenvolver doenças oculares, segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia. Mas os idosos não são os únicos afetados por problemas visuais.
  Uma das doenças mais comuns é a Síndrome do Olho Seco, decorrente de uma deficiência na composição da lágrima (água, sais minerais, proteínas e gorduras) ou ainda nas suas glândulas produtoras.
  As questões ambientais são as principais causas para a formação  desse transtorno, como a exposição à fumaça (de cigarro, poluição, entre outros), a permanência por um longo período em locais com ar-condicionado ou em clima seco e uso excessivo de computador.
  Como as lágrimas são essenciais para a saúde dos olhos, outros problemas poderão surgir a partir  desse ressecamento e comprometer a visão. A Síndrome do Olho Seco acomete entre 50% e 90% das pessoas que usam computador no trabalho ou para estudo, por longos períodos. Esses hábitos podem ser bastante desgastantes, resultando em fadiga física, declínio da produtividade (queda de resultados positivos e aumento de erros) e, muito frequentemente, problemas na visão, que vão desde coceira nos olhos até uma grave irritação.
  Os sintomas mais comuns – e que costumam afetar os dois olhos – são: sensação de queimação ou de que os olhos estão grudados na parte da manhã, irritação ou fadiga ocular, maior sensibilidade em ambientes claros e iluminados, vermelhidão, coceira, sensação de areia nos olhos, períodos de lacrimejamento excessivo, visão embaçada ao final do dia ou depois de trabalhar por longos períodos na frente do computador.
  O tratamento da doença consiste basicamente na lubrificação artificial do olho: é comum a recomendação do uso de lágrimas artificiais, ou seja, de lubrificantes oculares, sob a forma de colírio ou pomada. Eles tendem a aliviar os sintomas e não costumam ter efeitos adversos. É indispensável, porém, identificar as causas do distúrbio para poder controlar assertivamente o problema e isso só pode ser feito por um profissional.
  A Síndrome do Olho Seco atinge principalmente mulheres após os 50 anos, em razão das alterações hormonais provocadas pela menopausa.
   Muitos estudos estão sendo realizados para definir a razão por que esta síndrome aflige quase que exclusivamente as mulheres – embora haja casos em crianças e homens. O fato pode estar relacionado às alterações hormonais da peri menopausa (que antecede a menopausa). Por isso, a investigação tem envolvido os campos da bioquímica, fisiologia, imunologia, endocrinologia e biologia molecular e tem levado a uma visão única para o controle da função da glândula lacrimal e meibomiana.

  Em princípio, diferenças relacionadas aos gêneros se devem a mudanças na estrutura e na função da glândula lacrimal e  alguns estudos mostram um papel importante dos hormônios sexuais. Mulheres com falência prematura dos ovários têm maior propensão a apresentar danos na superfície ocular e sintomas de olho seco do que mulheres com função ovariana normal de idade comparável, por exemplo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário